segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Obrigado, Ibrahim !!!!

Esses dias eu estava, como de costume, matando aula na biblioteca, e lá estava o meu amigo Ibrahim, andando entre as prateleiras (matando aula tb). Ambos nós os dois estávamos procurando algo pra ler, sem nenhuma idéia pré-definida em mente.
Foi então (e aqui vai o meu sincero muito obrigado) que Ibrahim me indicou um livro que de certa forma mudou a minha vida. O DIA DO CURINGA (de Jostein Gaarder). Eu nunca mais serei o mesmo depois da leitura deste livro. Os motivos colocarei em um post vindouro. Por ora, apenas me aterei em comentar o livro.
O livro, magistralmente escrito por Gaarder (de O Mundo de Sofia), tanto pode ser uma leitura agradável para um adulto quanto para um adolescente, devido a sua linguagem acessível. Além de ter essa escrita agradável, é excelente para (nós leigos) filosofarmos um pouco.
O tema central do livro é a alienação, o quanto faltam "curingas" (as pessoas que gostam e não têm preguiça de pensar) na nossa sociedade. Enquanto isso, as outras "cartas" do "baralho" vão vivendo suas vidas mecânicamente, sem se perguntarem o que realmente está acontecendo ao seu redor. Esses temas todos se entrelaçam numa jornada, composta por várias viagens, empreendida por Hans-Thomas , o menino norueguês protagonista do livro, e seu pai, um "filósofo amador" que partem em busca da mulher que os abandonou 8 anos antes.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo Ederson! tenho o prazer de ser o primeiro a comentar.
Primeiramente mto obrigado pela menção que me toca, e principalmente quero te parabenizar pelo excelente "aproveitamento intelectual"(rsrs) que obtivestes através do livro!
Logo nos encontraremos na biblioteca para debater sobre as pérolas da literatura! hahahaha...grande abraço!

Ibrahim Barakat

Ed disse...

Grande Ibrahim ! Espero que possamos ainda matar muita aula nesse semestre, e debater sobre literatura, por entre as estantes da biblioteca.

Anônimo disse...

Porra, o Ederson, um rapaz exemplar! um rapaz excelente! um jovem bacana, um jovem que nunca se meteu em confusão, um jovem que nunca esteve em má situação, um rapaz bem criado pela sua avó, um rapaz criado a vitamina de leite com pêra, um rapaz criado a ovomaltino, um rapaz criado a docinhos caramelados da geladeira, a sua vovó dá tudo de bom pra ele! e eu não acredito que ninguém comente neste maravilhoso blog!!!e fico também perplecto, nessa situação de ver, OLHAR E VER! o Ederson jogado as traças no mundo virtual, um rapaz decente, um rapaz digno! um rapaz de...ALTAS RESPONSABILIDADE! NÃOO ACREDITOOO!!

Caríssimo meu aluno Ederson, meus parabéns e sucesso no blog. Feliz natal e próspero ano novo.
Dr. Gilmar.

Luiz disse...

Ederson,

Comprei O Mundo de Sofia no final dos anos 90 e só consegui le-lo e entende-lo no final do ano passado (pois anteriormente, como vivia sempre na correria e lia de vez em quando, parava de ler, e reiniciava algum tempo,depois que li dei de presente para a Debora (colega de curso) que também leu e gostou, e agora com certeza vou procurar este livro - O Coringa, para ler (e entender).
Muito bacana, parabéns e obrigado!