Esta noite sonhei que um colega de trabalho tinha uma loja de games e acessórios em um local parecido com uma rodoviária, na cidade da Barra do Quaraí (fica na fronteira com o Uruguai, para quem não conhece).
No sonho, o local onde ficava a loja era muito parecido com a rodoviária de Santo Antônio das Missões, apesar de ser na Barra do Quaraí.
Tinha uma placa na frente, dizendo "Games", "Acessórios", algo assim. E embaixo, na placa, estava escrito à mão, em letras emendadas: "placa mãe", como se fosse um dos produtos destaque da loja.
Só que "placa mãe" estava escrito de uma maneira que poderia ser lido também como "por que".
No caso, a placa dava a entender que lá dentro, na loja, o cliente descobriria porque esse meu colega mantinha essa loja e a razão dele vender os produtos.
A pessoa descobriria os motivos e intenções do proprietário, entenderia esta parte da história do comerciante. Como se descobrisse as ideias de um filósofo ao ler o seu livro.
Tanto no sonho quanto na hora em que acordei, me pareceu engraçadíssimo, um trocadilho filosófico. Acordei rindo incontrolavelmente.
Como era madrugada, voltei a dormir. Acordei pouco antes das 7 e fiz algumas anotações do sonho, que já não era mais tão engraçado. Dormi mais um pouquinho.
Depois que levantei, o sonho já não tinha mais comicidade alguma (o que acharam deste sinônimo?) e não consigo entender o motivo de te-lo achado tão jocoso (e este então?).
Fiquei me lembrando de tantas coisas que eu achava divertidas, ou simplesmente gostava de fazer, que hoje em dia não fazem sentido algum para mim. Ou determinados comportamentos e atitudes que eu mantinha que hoje em dia eu reprovaria.
Tanto a realidade como nossos "porquês" estão em constante mutação. De todos nós.
Por isso eu considero tão importante tentar entender as motivações e intenções das pessoas. Ter uma perspectiva histórica e filosófica que nos possibilite um julgamento mais claro e uma opinião mais precisa dos fenômenos, em uma época que todos querem opinar sobre tudo (inclusive sobre o que não dominam) e querem que todos se posicionem sobre tudo.
Tanto a realidade, como nós mesmos, mudamos a todo instante. Nos sonhos, inclusive.
Comentários