Pular para o conteúdo principal

Um passeio comum

" A mente que não é treinada, é estúpida. As sensações surgem e a ludibriam com a alegria ou a tristeza, felicidade ou sofrimento..."

(Ajahn Chah, monge budista da tradição Theravada)


Cruzei a ponte em direção a Paso de Los Libres. Poucos quilômetros separam minha casa da Argentina, mas os raios de Sol entrando pela janela fizeram parecer uma viagem de carro para longe. Desta vez, no carona. Eu não poderia dirigir com a mão quebrada.

O posto de gasolina na beira da estrada me transportou para um filme qualquer no interior do México (ou do lado norte-americano da fronteira), com aquele ar empoeirado. Minha mente fugiu do momento presente.

Ir até a cidade vizinha é algo bastante simples, basta atravessar a ponte. É a beleza do trivial, do comum. Sonhamos com lugares paradisíacos e fechamos os olhos para a beleza do corriqueiro. Assim como também nos esquecemos do momento presente, sempre remoendo o passado ou fantasiando sobre o futuro.

Segui para as compras. Nada de extraordinário estava acontecendo no mercado, apenas um som de zampona cortando o ar, por entre as prateleiras ("ay, mi vida qué cosa de locos!"). Várias bandeiras da Argentina decorando o local, naqueles dias de Olimpíada. Fiquei pensando: "quem são os atletas olímpicos argentinos?". Mais uma vez, a mente vagou para longe do momento presente.

Saí do mercado. Um grupo de senhores e comerciantes ambulantes tomava Sol na calçada. "Buendía" eles disseram. Respondi com um sorriso e um gesto com a cabeça, ao que emendei: "também li 100 anos de Solidão", enquanto me afastava. Consigo relembrar aqueles passos na calçada, mas não lembro por onde a minha mente andou naquele momento. Talvez longe de terras argentinas.

Entrei em uma padaria para comer umas medialunas (veganas). Nas caixas de som, uma música parecida com "Hungry Like the Wolf", mas cantada em espanhol. Em uma mesa, um clone do Anatoly Karpov tomava calmamente o seu café, enquanto conversava com uma mulher que talvez fosse a esposa dele.

Saí da padaria e entrei no carro. Voltei para casa (de carona). Nada de extraordinário, apenas o trivial. Como a nossa respiração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Pequena Biografia de um Desconhecido

Já escrevi outra vez que tenho alguns hábitos de observação. Um deles é tentar elaborar um "perfil" (às vezes até uma biografia) de algumas pessoas com as quais tive contato. Dia desses, aconteceu algo um pouco diferente: a própria pessoa contou a história dela para um outro ouvinte, enquanto eles aguardavam atendimento em um local. A história fluiu em 2 ou 3 minutos, sem interrupções do interlocutor, que por mais incrível que pareça, escutava tudo com muita atenção. Não tive a menor chance de tentar imaginar algo. Tudo nos foi entregue pelo biografado. Era um senhor de uma certa idade. Trabalhou em um cargo público por 6 anos, sendo aposentado por motivos de saúde. Ele então arrumou outra atividade profissional. Pelo que entendi, o novo serviço era de caminhoneiro, pois ele precisava viajar todas as semanas e tomava "rebite" para ficar acordado. Deste hábito, ele acabou migrando para a cocaína. Depois foi para o crack. Hoje ele se trata para dependência química e p

A Viagem Começou com uma Veia Caindo no Chão

A viagem começou com uma veia caindo no chão. Estava frio. Minha mão quebrada parece que gelava mais o meu corpo. Quando eu vi, ela tinha caído de costas, escorregou ao tentar embarcar no ônibus. É mais devagar escrever com uma mão. Os pensamentos escapam e outros aparecem antes que eu consiga escrever. Ajudaram a senhora a levantar. "Mais uma fraturada no Ônibus?" pensei comigo. Não, está tudo bem com ela.  Eu não me preocupo com o leitor. Sou muito egocêntrico. O anseio de escrever me faz despejar pensamentos desconexos no papel, atropelando assuntos e fazendo links que se entrelaçam, mas demorariam demais para serem explicados. Exatamente como eu falo. Informações imprecisas e desorganizadas. Preciso escrever mais. Quanto mais eu escrevo, menos preciso falar. Eu falo demais. Me acomodei no ônibus. Uma outra veia fala sem parar. Como se fosse a minha mente proliferando pensamentos. Começo a minha leitura tranquila. Silêncio, finalmente. Viajar de noite também é bom. Meditaç

O Peido e a Impermanência

Publicado na revista Litera Livre, edição 21 (Mai/Jun 2020)   O peido (e desde já peço que me desculpem pelo linguajar, mas tal palavra tem poucos sinônimos em nosso idioma) tem uma característica social, eu diria. Ele nos mostra a vacuidade de todos os rituais sociais de que participamos.  Explico: imagine peidar, como peida em casa, durante uma reunião de trabalho (ou em uma confraternização com colegas). Imaginou?  Enquanto nos esforçamos para segurar aquele gás, ele tenta nos mostrar que os fenômenos são vazios (ou gasosos?). Não possuem uma essência em si mesmos. É tudo um teatro social. Interpretamos personagens e negamos a nossa vontade. Construímos cenários e nos apegamos a eles como se fossem reais, como se tivessem um sentido em si mesmos.  “Cada momento é novo”, teria dito Saikawa Roshi, monge zen-budista. É uma frase que nos mostra a impermanência de cada momento de nossas vidas, que se esvai a cada novo segundo. Um simples flato nos mostra a importância de atentarmos para